Pesquisar

Se quiser, digite seu e-mail para receber atualizações deste blogue:

domingo, 6 de julho de 2014

No Limiar do Abismo

No Limiar do Abismo:


A obra relata o movimento encabeçado por entidades espirituais cujo compromisso com a verdade ainda não é um objetivo e que visa combater o Espiritismo através da introdução de concepções doutrinárias distorcidas em livros de origem mediúnica. Sua intenção seria semear a confusão e a discórdia, ou, em palavras de Odilon Fernandes, "misturar o joio com o trigo e deixar que a semente germine e se alastre, confundindo-se com ele".

Na mesma linha de narrativa, o Livro traz interessante capítulo a respeito da obra "A Revelação da Revelação", do advogado Jean-Baptiste Roustaing com a cooperação da médium Émilie Collignon, obra esta que teria, apesar de bem-intencionada, incluído, inadvertidamente, textos de autoria de entidades pseudo-sábias pertencentes às falanges do Docetismo, como os que se referem à tese do corpo fluidico de Jesus.

Outra revelação interessante deste livro de Inácio Ferreira é a que diz respeito à transição do espírito entre os arcabouços materiais dos diferentes planos que sucedem aquele que chamamos de "Plano Físico", ou seja, a abordagem do tema da "morte" e renascimento entre planos.

Leitura recomendada, sobretudo como advertência contra a aceitação irrefletida dos textos de obras ditas "espíritas", mas que podem mais confundir do que elucidar.

Vale aqui lembrar a frase de Erasto, no item 230, capítulo XX, do "Livro dos Médiuns": "Mais vale rejeitar dez verdades do que admitir uma única mentira, uma única teoria falsa."

-------------------------------------------
Uma edição sugerida:

No Limiar do Abismo
Livraria Espírita Edições "Pedro e Paulo"
pelo espírito Inácio Ferreira, psicografada por Carlos A. Baccelli
2a edição, 2007.


Nenhum comentário:

Postar um comentário